O leite bovino contém cerca de 80% de caseína e 20% de proteínas do soro (whey protein), que variam de acordo com a raça do gado, tipo de ração fornecida e o país de origem.

As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, obtida durante o processo  de fabricação do queijo. A parte sólida é constituída de caseína e lipídeos (gorduras). 

Já a fração líquida contém proteínas do soro do leite, carboidrato (lactose)  e gorduras.  

O whey protein (proteínas do soro) apresenta rápida absorção, aumento temporário  nos níveis de aminoácidos no sangue e sinalização para síntese proteica no músculo. Tem excelente perfil de aminoácidos, principalmente a leucina, que favorece o anabolismo muscular.

🌐 Qual a diferença entre os tipos de whey?

Whey Protein concentrada: pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos (lactose) e lipídeos. Um bom whey concentrado contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras.

Whey protein isolada: sofre processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas, possui maior grau de pureza, sendo removidos a lactose e gorduras. 

Whey protein hidrolisada: o processo de hidrólise consiste em quebrar as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e sendo mais rapidamente e facilmente absorvidas. Entretanto, este processo de hidrólise pode estar presente na forma de whey protein concentrada (que terá lactose) e na forma isolada.

Existe benefício da utilização da forma isolada para a concentrada?

Há um limite máximo de estímulo à síntese proteica desempenhada pela ingestão de proteínas que parece estar entre 20 a 30g. Aumentar as doses de suplementação não potencializa a síntese protêica. 

O importante é fazer uma correção na proporção utilizada do whey concentrado, escolher uma marca que tenha boa proporção de proteína, para que seja alcançada a dose de 20 a 30g. O custo da proteína isolada é muito mais caro do que da concentrada, e só há verdadeiro benefício para indivíduos com sensibilidade ou intolerância à lactose. 

Há benefícios na utilização da forma hidrolisada, já que seu custo é muito mais caro?

Sim, para atletas que treinam em intervalos curtos e utilizam este suplemento entre os treinos, que não precisa ser imediatamente antes ou depois do treino pois gera rápida digestão e absorção. 

Para os outros usuários em geral não há necessidade deste grande investimento. Os demais tipos atenderiam muito bem as necessidades para reposição de proteína e estímulo à síntese proteica.

Lembrando que a forma concentrada hidrolisada contém lactose. Portanto, intolerantes e sensíveis não devem utilizar este tipo. Mais estudos são necessários comparando a utilização destas formas de whey protein para realmente comprovar quais os reais benefícios entre os diferentes "tipos" para que ocorra hipertrofia muscular e potencializar a força. O que já está bem elucidado é o grande potencial da proteína do soro de leite associado ao treinamento de força para estímulo da síntese proteica, hipertrofia muscular e aumento da força.