COMO É A CONSULTA

21 julho, 2021

Para entender como será nossa consulta veja o meu video


 (VÍDEO MINHA CONSULTA).

 

Em nossa primeira consulta veremos seus desejos e/ou necessidades atuais e futuras e como elas se encaixam numa perspectiva de Vida Saudável, para juntos planejarmos os próximos passos. 
uma conversa bem detalhada. Cobriremos sua saúde física e mental, alimentação, sono, manejo de estresse e atividade física,  bem como doenças prévias ou atuais, exames de imagem ou laboratório relevantes, etc. 


Mesmo tendo 90 minutos para esta conversa, muitas vezes  são necessários outros encontros para definirmos as melhores estratégias a seguir, mas você já sairá  da consulta com orientações válidas e eficientes para a melhoria de seu bem-estar.


Cordialmente,
Dr. Paulo Alexandre Amorim



 

WHEY PROTEIN & Você

11 junho, 2021



O leite bovino contém cerca de 80% de caseína e 20% de proteínas do soro (whey protein), que variam de acordo com a raça do gado, tipo de ração fornecida e o país de origem.

As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, obtida durante o processo  de fabricação do queijo. A parte sólida é constituída de caseína e lipídeos (gorduras). 

Já a fração líquida contém proteínas do soro do leite, carboidrato (lactose)  e gorduras.  

O whey protein (proteínas do soro) apresenta rápida absorção, aumento temporário  nos níveis de aminoácidos no sangue e sinalização para síntese proteica no músculo. Tem excelente perfil de aminoácidos, principalmente a leucina, que favorece o anabolismo muscular.

🌐 Qual a diferença entre os tipos de whey?

Whey Protein concentrada: pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos (lactose) e lipídeos. Um bom whey concentrado contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras.

Whey protein isolada: sofre processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas, possui maior grau de pureza, sendo removidos a lactose e gorduras. 

Whey protein hidrolisada: o processo de hidrólise consiste em quebrar as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e sendo mais rapidamente e facilmente absorvidas. Entretanto, este processo de hidrólise pode estar presente na forma de whey protein concentrada (que terá lactose) e na forma isolada.

Existe benefício da utilização da forma isolada para a concentrada?

Há um limite máximo de estímulo à síntese proteica desempenhada pela ingestão de proteínas que parece estar entre 20 a 30g. Aumentar as doses de suplementação não potencializa a síntese protêica. 

O importante é fazer uma correção na proporção utilizada do whey concentrado, escolher uma marca que tenha boa proporção de proteína, para que seja alcançada a dose de 20 a 30g. O custo da proteína isolada é muito mais caro do que da concentrada, e só há verdadeiro benefício para indivíduos com sensibilidade ou intolerância à lactose. 

Há benefícios na utilização da forma hidrolisada, já que seu custo é muito mais caro?

Sim, para atletas que treinam em intervalos curtos e utilizam este suplemento entre os treinos, que não precisa ser imediatamente antes ou depois do treino pois gera rápida digestão e absorção. 

Para os outros usuários em geral não há necessidade deste grande investimento. Os demais tipos atenderiam muito bem as necessidades para reposição de proteína e estímulo à síntese proteica.

Lembrando que a forma concentrada hidrolisada contém lactose. Portanto, intolerantes e sensíveis não devem utilizar este tipo. Mais estudos são necessários comparando a utilização destas formas de whey protein para realmente comprovar quais os reais benefícios entre os diferentes "tipos" para que ocorra hipertrofia muscular e potencializar a força. O que já está bem elucidado é o grande potencial da proteína do soro de leite associado ao treinamento de força para estímulo da síntese proteica, hipertrofia muscular e aumento da força.

 

SEM AR ? EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS!

1 junho, 2021

 

 

Exercício anaeróbico é toda atividade física que usa a glicose para fazer energia

sem consumir oxigênio.

 

Geralmente, são exercícios de curta duração e com alta intensidade;

quando é necessário que muita energia seja liberada dentro de um pequeno período

de tempo e a necessidade de oxigênio maior que o suprimento oferecido nesta

condição. Incluem-se: Halterofilismo, Salto, Corrida de 100 m, HIIT

(Treinamento intervalado de alta intensidadE).

 

O exercício aeróbico produz energia usando um suprimento contínuo de oxigênio

para sustentar um nível de atividade sem precisar de energia adicional de outra fonte.

 

Quando o exercício exigir mais energia do que seu sistema que depende de oxigênio pode absorver, seu corpo usa energia produzida de forma independente do oxigênio. Isto chamamos de fonte anaeróbica.

 

Uma maneira fácil de lembrar a diferença entre os dois é o termo "aeróbico" significa "com oxigênio", enquanto "anaeróbico" significa "sem oxigênio".

 

Um pouco de Ciência.

O oxigênio é o elemento principal para que o corpo possa produzir. Uma vez que o exercício aeróbico usa oxigênio para produzir energia, ele pode usar gordura e glicose como combustível.

O exercício anaeróbico, por outro lado, só pode usar a glicose estocada para combustível. A glicose está disponível nos músculos para movimentos intensos, rápidos e curtos.  Pode ser usada também quando o sistema aeróbico não fornece oxigênio suficiente por um curto período de tempo.

Quando você começa a se exercitar vigorosamente, surge uma escassez temporária de oxigênio sendo entregue aos seus músculos que estão sendo usados neste momento o que exige que a energia vinda da glicose venha através de um processo chamado glicólise anaeróbica (quebra de glicose sem oxigênio).

As células musculares durante o treinamento de alta intensidade, quando há pouquíssimo oxigênio, produzem energia rapidamente a partir da glicose armazenada nelas. Este processo produz um subproduto chamado ácido láctico.  E ele é o responsável pelo cansaço dos seus músculos depois que a energia foi consumida.  Ao praticar exercícios anaeróbicos regularmente, seu corpo será capaz de tolerar e eliminar o ácido láctico de forma mais eficaz. Isso significa que você vai se cansar menos rapidamente.

Benefícios.

Se exercício anaeróbico soa como muito trabalho, é porque é. Mas os benefícios que vêm com esta atividade são suficientes para fazer você querer repetir de seu próximo treino.

A atividade anaeróbica — como em um treinamento de resistência — pode aumentar a força e a densidade de seus ossos. Isso também pode diminuir o risco de osteoporose.

Além de ajudar seu corpo a lidar com ácido láctico de forma mais eficaz, o exercício anaeróbico pode ajudá-lo a manter um peso saudável.

O exercício anaeróbico ajuda a impulsionar o metabolismo à medida que se constrói e mantém sua musculatura (massa magra). Quanto mais massa magra, mais calorias você vai queimar durante a próxima sessão de exercícios. O exercício de alta intensidade também é pensado para aumentar na queima de calorias pós-treino.

Treinando regularmente acima do seu limiar anaeróbico, o corpo pode aumentar sua capacidade de lidar com ácido láctico, o que aumenta seu limiar láctico Fonte confiável, ou o ponto em que você experimenta fadiga. Isso significa que você será capaz de trabalhar mais, por mais tempo.

Precisa de um “apoio moral”? Estudos mostram que exercícios anaeróbicos, como treinamento de força, podem aumentar seu humor e até mesmo combater a depressão.

Ganhos de força e densidade óssea alcançados por treinamento anaeróbico de alta intensidade, como agachamentos e flexões, podem reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Aumentando a força muscular e massa muscular, suas articulações estarão melhor protegidas, o que significa que você terá maior proteção contra lesões.

Exercícios anaeróbicos consistentes aumentam a capacidade do seu corpo de armazenar glicogênio (o que seu corpo usa como energia-aquela “glicose” no músculo), dando-lhe mais energia para o seu próximo ataque de intensa atividade física. Isso pode melhorar sua habilidade atlética.

 

Uma "senhora" Nutricionista: Dra Ana Claudia Montezino

16 abril, 2021

              Conheci o Dr. Paulo Amorim, em um dos cursos que participei em 2019 e nossos ideais sobre atenção ao paciente eram muito semelhantes, iniciamos então reuniões

para a união do nosso trabalho. Nasceu assim o atendimento padrão ouro - NUTRIDOC,

que corrobora mais ainda com a minha busca pela excelência do atendimento, onde Nutrição e Medicina complementam não só o diagnóstico mas a conduta integrada e completa.

            Nutricionista formada pela PUC-CAMPINAS há 28 anos, sempre entendi a nutrição como ferramenta para a prevenção e manutenção da saúde e por isso escolhi essa profissão. 

Comecei na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP,  trabalhando  com crianças no

ambulatório de desnutrição e renais crônicos. Depois atuei em grandes hospitais na

área clínica, começando com a internação do paciente e fazendo o seguimento após a alta,

em meu consultório (eternamente parte da minha vida).

            Em todos esses anos de atendimento ficou cada vez mais claro como a alimentação diária, é importante não só como parte do tratamento, mas como parte integrante da qualidade de vida diária e futura de cada um, devendo ser integrada de forma técnica,

além de prática à todos.

Sigo assim atuando desta forma  e aprimorando meus conhecimentos nesse sentido, enfatizando sempre:        

“Integre a nutrição aos seus hábitos saudáveis e receba saúde todos os dias” ...

“Uma alimentação planejada às suas necessidades e possibilidades, é possível de ser executada e gerar resultado eficaz” ...

Por isso cada consulta que realizo engloba o conhecimento de vários aspectos da sua vida, levando à elaboração de um plano  

alimentar personalizado, por que cada um é um ser individual, uma dieta padronizada não pode atender à todos, portanto

não pode estar pronta antes do seu atendimento       


E o nome Nutrição Integrada para identificar meu trabalho

                        já existia em meu logo antes de conhecer o Dr Paulo !

 

ATENDIMENTO #NUTRIDOC

9 abril, 2021

     Neste primeiro contato, eu e a Dra Ana Claudia Montezino, nutricionista, iremos ouvir você para  entender suas necessidades e vontades presentes e futuras.

     Falaremos como elas se encaixam numa perspectiva de Vida Saudável e juntos planejaremos os próximos passos. 

     É uma conversa bem detalhada onde cobriremos questões de sua saúde física e mental, alimentação, sono,

     manejo de estresse e atividade física (doenças prévias ou atuais, exames de imagem ou laboratório relevantes, etc.).

     Muitas vezes, mesmo tendo 90 minutos para esta conversa, são necessários outros encontros para definirmos as melhores estratégias a seguir.

     Mesmo assim, você já sairá da consulta com orientações válidas e eficientes para a melhoria de seu bem-estar.

     Aguardamos você para ajudar nesta sua nova fase de vida.

     Dr. Paulo Alexandre Amorim  e Dra Ana Claudia Montezino

 

MEDICINAS...

21 novembro, 2019

Ser MÉDICO.

Hoje em dia há várias possíveis maneiras de ser médico:

alopata, homeopata, antroposófico, ayurvédico, ortomolecular,

integrativo, funcional entre muitos outros ...

Porém o ser humano como paciente ainda continua o mesmo:

Angustiado com seu sofrimento e dúvidas.

Imerso em múltiplas informações e possíveis soluções, muitas vezes contraditórias.

Carente de acolhimento e bom senso do profissional de quem busca auxílio.

Neste cenário onde o "velho" e o "novo" se encontram,

a maior necessidade a ser completada ainda é o eterno Bom Acolhimento,

Saber ouvir e olhar além das palavras.

Levar a quem está com um pedido de socorro

os meios para ser auxiliado em sua necessidades.

Sigo sempre este princípio em meus atendimentos

Seja muito bem vindo, bem vinda


 

#Estatinas e #Hormônios Masculinos : uma combinação delicada...

21 novembro, 2019

O controle dos níveis de #colesterol  vai além de simplesmente tomar um remédio para diminui-lo. 

Na verdade, esta é a ultima atitude a ser tomada na maioria dos casos.

mudança/correção do Estilo de Vida é a primeira.

Alimentação saudável, atividade física rotineira, sono reparador e "surfar  no estresse",

são "pílulas" essenciais para diminuir os efeitos deletérios associados aos níveis elevados de colesterol. 

Tão importantes que, em conjunto, são até capazes de abaixá-lo !

Venha conversar comigo sobre ir além da receita de uma medicação

e aproveite para ler um pouco mais sobre estatinas no artigo que escrevi no link abaixo : 

https://pebmed.com.br/quais-os-efeitos-das-estatinas-em-hormonios-sexais-masculino





 

FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

21 novembro, 2019

      FACULDADE DE MEDICINA DE SANTO AMARO, 1987 

       RESIDÊNCIA EM CIRURGIA GERAL, 1989

       RESIDÊNCIA EM CIRURGIA PLÁSTICA, 1993

      ESPECIALISTA da SOCIEDADE BRASILEIRA de CIRURGIA PLÁSTICA, 1993

       PÓS-GRADUAÇÃO EM BASES DA MEDICINA  INTEGRATIVA, 2016

       COACHING EM SAÚDE E BEM ESTAR, 2017

       MEDICINA FUNCIONAL E PRÁTICA ORTOMOLECULAR, 2017

       APPLYING FUNCTIONAL MEDICINE IN CLINICAL PRACTICE (AFMCP) 2017

          PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA FISIOLOGIA HUMANA, 2018 

       ED. MÉDICA CONTINUADA em BIOQUÍMICA e METABOLISMO, 2018-19

       Obesidade e Doenças Crônicas e Degenerativas,

       Atualização em Terapia Hormonal de Reposição em Climatério,

       Psiquiatria : Neurotransmissores, Fisiologia e Terapêutica Individualizada

       Atualização em Medicina Esportiva.

      PROFESSOR E COORDENADOR DE MÓDULO DE CLÍNICAS CIRÚRGICAS

      Faculdade de Medicina São Camilo, Brasil, 2011-12.

      PROFESSOR ASSISTENTE ESTRANGEIRO CONVIDADO

      IIEMS - Indian Institute for Emergency Medical Services, INDIA, 200

      MEDICINA de EMERGÊNCIA e ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR.

       ARBOL DE LA VIDA / Instituto Superior Tecnológico, PERU, 2019

       NUTRIÇÃO FUNCIONAL E FISIOLOGIA DO APARELHO DIGESTIVO,

       SÍNDROME METABÓLICA, OBESIDADE, ONCOGENESE E METABOLISMO


 

#AMCRio19 Nature Conference Rio : Avanços em Comunicação Celular e Metabolismo

22 outubro, 2019


Se você já montou alguma aula ou prestou bem atenção aos slides de uma apresentação em um Congresso importante, com certeza já se deparou com referências de publicações em alguma das Revistas Nature.

E, se você achou incrível aquele infográfico com todos os possíveis passos metabólicos destas mesmas referências, você pode imaginar o quanto pode ser incrível participar numa conferência com o padrão editorial da Revista Nature. Pois é...

Tomando um café antes da apresentação ao lado...


       Esta foi a segunda vez que a Nature realizou uma conferência deste porte no Brasil. E escolheram nada mais simbólico que o hotel com mais história e convidados ilustres do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace (agora com o sobrenome “Belmont”).

Quase 200 pessoas do mundo inteiro estiveram presentes para discutir os últimos avanços na pesquisa sobre metabolismo em um encontro internacional. Abordando das funções da mitocôndria ao envelhecimento, a Nature Conference: Advances in Metabolic Communication foi promovida por uma parceria entre o Instituto Serrapilheira e o Grupo Nature e aconteceu de 15 a 18 de outubro. A edição no Rio marcou o lançamento de uma nova revista do grupo, a Nature Metabolism.

        

“Esta é uma oportunidade de nos conectarmos com a comunidade científica da região, pois não encontraríamos estes cientistas em conferências na América do Norte ou Europa, onde acontece a maioria desses eventos”, afirma o editor da Nature Metabolism, Christoph Schmitt, e “incentivar as submissões de artigos oriundos da América do Sul para as revistas do grupo Nature”.

           

Mas se o cronograma foi impecável em seu seguimento, o maior destaque mesmo foi a simpatia dos palestrantes e o modo cordial e disponível às perguntas após suas apresentações ou mesmo durante os intervalos de coffee breaks.

Seguindo uma lógica crescente, as palestras foram divididas em quatro sessões temáticas: 1) comunicação intracelular; 2) comunicação intercelular; 3) comunicação de organelas para tecidos e 4) comunicação entre órgãos.

    

Duas palestras magistrais coroaram o evento. A primeira com a Dra. Celeste Simon, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia sobre hipóxia, tema que está em alta nas últimas semanas por ter rendido o Nobel de Medicina 2019 a três cientistas dos EUA e Reino Unido que descobriram o mecanismo pelo qual o organismo se adapta aos diferentes níveis de oxigênio. A segunda com o prof. Ronald Kahn sobre miRNAs do na comunicação inter-tissular: “Defining The Code of Exosomal Release Versus Cellular Retention of miRNAs”.

       

Durante a conferência foram abordados temas ainda não publicados e com possíveis implicações terapêuticas em diabetes e em câncer. Na seção de posters, muitos estudantes de pós-graduação do Brasil e de outros países tiveram oportunidade de ter seus trabalhos selecionados e alguns deles serem apresentados junto com as macro palestras e foram nomeados short talks... Outra importantíssima chance de troca de informações


                 

                                        Quando você conhece o autor do infográfico de uma aula que você montou ...

                                                        Prof. Phil SCHERER, UNIVERSIDADE DO TEXAS, USA

Resumo da Conferência...

O nosso corpo é fantástico em termos de relações bioquímicas e metabolismo! Um sistema extremamente complexo e balanceado, em eterno equilíbrio dinâmico. Mas em termos de fragilidade de sistema, o nosso organismo chamado corpo humano, está muito, mas põe muito nisso, exposto ao meio ambiente externo e interno em termos dos substratos que ingerimos.           

Todo cuidado é pouco pois os mecanismos de ação dentro e fora da célula, são extremamente delicados e, por mais adaptativos e resilientes que sejam, precisam ser cuidados com atenção através de escolhas alimentares adequadas para não sobrecarregar nosso sistema imunológico e bioquímico, sobrecarga esta que em geral leva a doenças como o Diabetes, Câncer e outras enfermidades  crônico degenerativas.